Nova pesquisa Quaest aponta reação favorável à gestão Lula e projeta cenários para 2026
jornalresenhadiari
7 de out.
1 min de leitura
Atualizado: 8 de out.
Pesquisa Quaest mostra melhora da aprovação do governo Lula e aponta liderança do presidente em cenários para 2026, frente a rivais da direita.
A mais recente pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), revela uma inflexão nas avaliações do governo Lula, além de apresentar projeções para as eleições presidenciais de 2026. Segundo o levantamento, aspectos como a condução diplomática e sinais de retomada econômica vêm contribuindo para um movimento de recuperação no apoio popular.
No quesito aprovação, o estudo apontou avanço nos índices positivos em relação ao período anterior. Essa virada reflete uma maior confiança do eleitorado em políticas externas e econômicas adotadas recentemente.
Quanto às intenções de voto para 2026, Lula aparece liderando todos os cenários testados, tanto no primeiro como no segundo turno, diante de nomes como Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e outros expoentes da direita.
Mesmo com essa vantagem confortável nos cenários simulados, analistas alertam que a eleição ainda está suscetível a fatores externos: alianças partidárias, desempenho econômico, estratégias de comunicação e a capacidade da oposição de consolidar candidaturas competitivas.
Em suma, a pesquisa Quaest sinaliza um momento de recuperação para o governo Lula e reforça sua condição de favorito rumo a 2026 — embora muitos obstáculos permaneçam no percurso político.
Comentários