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JORNAL RESENHA DIÁRIA

Porto de Paranaguá será o mais acessível do país após ampliação inédita do canal de acesso

  • Foto do escritor: Editorial Resenha Diária
    Editorial Resenha Diária
  • 23 de out.
  • 2 min de leitura
O Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, vai se tornar o mais acessível do Brasil para grandes embarcações após obras inéditas de dragagem e alargamento do canal marítimo. O projeto, aprovado pelo Tribunal de Contas da União e estimado em R$ 1 bilhão, promete aumentar o calado para 15,5 metros e consolidar o complexo portuário como referência em logística, exportações e geração de empregos no país.

Vista aérea do Porto de Paranaguá com navios e área de dragagem em destaque.
Obras de ampliação do canal de acesso transformarão o Porto de Paranaguá no mais acessível do Brasil para grandes embarcações.

Infraestrutura marítima será modernizada

O Porto de Paranaguá está prestes a alcançar um novo patamar de competitividade. O governo federal e o estado do Paraná confirmaram que o canal de acesso do porto passará por um processo de ampliação e aprofundamento, que permitirá a atracação de navios maiores e com maior capacidade de carga.


O calado — profundidade mínima necessária para navegação segura — será aumentado de 13,3 metros para 15,5 metros. Com isso, Paranaguá se tornará o porto mais acessível do Brasil, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).


Investimento bilionário e modelo inédito

O projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e envolve um investimento estimado em R$ 1 bilhão, com recursos provenientes da futura concessão do canal. Trata-se da primeira licitação desse tipo no país, permitindo que a iniciativa privada assuma a gestão e a manutenção do canal de acesso marítimo.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, essa medida garantirá maior eficiência operacional, redução de custos logísticos e ampliação da capacidade de exportação — especialmente para grãos, contêineres e veículos.


Desenvolvimento e empregos

A ampliação deve impactar diretamente a economia do Paraná e de todo o Sul do Brasil. As obras e operações subsequentes devem gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de fortalecer o comércio exterior brasileiro.


Com o novo calado, navios de grande porte que antes precisavam operar parcialmente carregados ou buscar outros portos poderão atracar com plena capacidade em Paranaguá, o que aumenta a competitividade do Brasil no mercado global.


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Sustentabilidade e segurança marítima

Além da infraestrutura, o projeto contempla melhorias ambientais e tecnológicas. A dragagem será acompanhada por estudos de impacto ambiental, e o porto contará com novos sistemas de balizamento, controle de tráfego e monitoramento por sensores, reforçando a segurança marítima e a sustentabilidade da operação.


Referência logística nacional

Com essa modernização, o Porto de Paranaguá deve consolidar sua posição como um dos mais importantes hubs logísticos da América do Sul. O governo estadual prevê aumento significativo nas exportações e importações, impulsionando cadeias produtivas agrícolas, automotivas e industriais.


A previsão é que o novo canal de acesso esteja totalmente operacional até 2028, colocando o porto como referência em eficiência e acessibilidade para o transporte marítimo brasileiro.

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